18 outubro 2009

Estátua da Liberdade

A maioria das pessoas que vista Nova Iorque tem como programa essencial uma visita a Estátua da Liberdade. Não sei bem por que, a ideia dessa visita nunca me atraiu. Mas quando me falaram que havia uma alternativa gratuita e sem filas para passar perto da estátua e tirar fotos desse ícone, não pensei duas vezes.

A opção de ver a estátua de graça é pegar um barco (ferry) para Staten Island. A viagem dura aproximadamente 50 minutos (25 para ida, 25 para volta) e tem ferry saindo pelo menos a cada meia hora.

Para consultar os horários acesse o site: http://www.nyc.gov/html/dot/dowloads/pdf/siferrysched07.pdf .

A viagem entre Manhattan e Staten Island é super agradável e além de passar pertinho pela estátua você vai usufruir de uma vista linda de Nova Iorque. O trajeto é curto e chegando a Staten Island você tem que obrigatoriamente descer do ferry. Lá você pode optar por dar um passeio por Staten Island (nunca vi nada interessante lá) ou reembarcar novamente no mesmo ferry que você foi, aproveitando mais uma vez para apreciar a paisagem e tirar várias fotos.

Se você for de metrô para o porto de embarque do ferry você tem algumas opções de estação para descer, dependendo em qual trem (cor e número) que você está: vermelho 1 - descer na estação "South Ferry"; amarelo N, R ou W - descer na estação "Withehall Strett"; verde 4 ou 5 - descer na estação "Bowling Green". De qualquer uma dessas estações você caminha um pouquinho e já estará no porto. Na volta aproveite para caminhar até Wall Street, ao World Trade Center e a ponte do Brookling que ficam relativamente próximos.

Mas se só passar pela estátua não matar sua curiosidade, tem a outra opção de um ferry pago, que te leva até o pé da estátua e, se tiver com sorte, ainda vai poder subir na coroa. Quer dizer, aqui não é muito uma questão de sorte, é questão de planejamento! O número de ingressos para visitas diárias é limitado e o acesso a coroa e todos os seus 354 degraus é ainda mais limitado. Então faça as reservas com antecedência nesse site: http://www.statuecruises.com/ferry-service/, assim você garante seu ingresso e ainda economiza algum tempo de fila.

O valor dos ingressos não é nada muito caro: U$ 12 para adultos; U$ 10 para idosos; U$ 5,00 para crianças + um adicional, se for o caso, de U$ 3,00 para o acesso à coroa.

Lembrando que em dias frios você tem que ir ainda mais preparado, já que o vento no barco congela a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário