28 outubro 2009

Restaurante em Nova Iorque - Parte 3



A dica hoje não é bem de restaurante, mas é uma ótima opção de alimentação rápida, barata e saudável.

No Columbus Circle (60th com a Broadway) - que é um shopping center bem pequenininho e cheio de lojas caras - tem um supermercado muito bom, principalmente se você estiver procurando produtos orgânicos.

Nesse mercado, tem uma sessão grande de comida pronta: quatro ilhas de self-service com opções de saladas, comfort food (arroz, carne, purê de batatas, coisas desse gênero), comida indiana (se não me engano) e sobremesa. Além desse self-service, tem um balcão de sushi sendo feito na hora e onde você pode pegar as bandejas prontas ou pedir para eles fazerem o sabor que você quiser (eu sempre peço pra fazer salmão com cream cheese) , e também um balcão de pizza que você compra por pedaço.

A comida é bem gostosa e o preço super justo. Não lembro o valor por peso, mas lembro que uma bandejinha de sushi com uns 12 rolls ficava em média por U$ 9,00. Outra grande vantagem é que depois de um tempo nos EUA você começa a sentir falta de comida "normal": arroz, frango, salada, etc... Lá você encontra tudo isso.

Ainda dentro do mercado, depois que você passa pelo caixa onde a comida é pesada e paga (o mesmo usado por quem está apenas fazendo compras), tem várias mesas grandes onde se pode sentar e fazer sua refeição com tranquilidade. Outra opção, se tiver um belo dia de sol, é levar para viagem e fazer um picknick no Central Park, que tem um entrada em frente ao Columbus. Essa não é a opção mais confortável, mas com certeza é inesquecível.

Tirei uma foto do meu prato em um dos almoços lá nessa última viagem. A família adorou o restaurante do Whole Foods, esse era o "kilo" preferido dos meninos.

Esse é um prato para nutricionista nenhuma botar defeito, fast food ficou para outro dia = D


25 outubro 2009

Lojas de roupas femininas

A maioria das pessoas que vai para os EUA começa a pensar nas compras que vai fazer no momento que fecha a viagem. Eu faço milhões de listas mentais e algumas impressas e quando chego lá ainda consigo superar as expectativas. rsrsrsr Além dos outlets, tem algumas lojas onde eu sempre vou em busca de pechinchas. Já tem um tempo que eu quero falar aqui especificamente de duas lojas, tipo fast fashion, que eu gosto muito nos EUA: H&M (se não me engano ela é Sueca) e Forever 21.

O preço e o estilo delas lembra um pouco de lojas como C&A e a Renner. Nelas sempre achamos várias peças do estilo do momento- algumas cópias descaradas de grandes marcas- , uma variedade incrível com um preço super amigo. Claro que pelo preço que se paga não dá para esperar produtos de super qualidade, mas também nunca comprei nenhuma porcaria que estragou na primeira lavagem.

Outro ponto principal nessas lojas de pechinchas é sorte e paciência. Algumas vezes você vai até lá e não acha nada, outras vezes você gosta de tanta coisa que tem que começar a fazer escolhas. Para ter ideia do estilo das lojas e se vale à pena separar um tempinho pra elas, visite os sites das marcas: http://www.forever21.com/ e http://www.hm.com/us.

A Forever 21 - como o próprio nome já deixa claro - é uma loja mais jovem, muito colorida, com vestidos em geral mais curtinhos e cheia de acessórios bacanas. A H&M é uma loja mais completa, com coleção feminina, masculina e infantil. Também é bem jovem, mas com alguma sorte você encontra algumas coisas mais formais, que dá para usar para trabalhar. Pra quem é mais descolada outra loja bacana dos EUA é a Urban Outffitters. É um misto de loja de roupas moderninhas e objetos de decoração. Ela não é tão barata quanto as outras, mas o preço das peças dificilmente ultrapassa a casa dos dois dígitos.

A minha Forever21 preferida em NYC é a da Times Square, a loja é imensa! Quem puder se programar para passar por lá no começo ou final do dia recomendo, já que nesses horários a loja vai estar mais vazia.

Então, para quem está com tempo e paciência e procurando mais por variedade que qualidade, não deixem de visitar essas lojas - os preços são tentadores.

21 outubro 2009

Montaditos

Como o Daniel e a Livia viajam para a Espanha no fim do ano, os outros leitores do blog que me desculpem (será que eles existem?), mas vão haver enxurradas de posts sobre aqueles lados. Saber que alguém vai viajar e desfrutar das dicas é sempre o maior incentivo para escrevermos aqui!


Para todo lugar que se gasta em euro, algumas dicas baratas são sempre muuuito bem vindas, e essa é ótima! Em Madrid tem vários restaurantes de "montaditos", que são mini-sanduíches dos mais diversos sabores.

Um dos meus lugares preferidos para esse tipo de comida era o La Montadería, que fica perto de várias estações de metrô. Neste site tem um mapa, algunus itens de cardápio e várias fotos do local. Não se enganem com as fotos, os montaditos são bem menores do que parecem.

Nessa região tem a Calle Serrano, que é a típica rua de lojas chiques que tem em toda cidade. Não tão longe fica a Puerta de Alcalá, ponto turístico da cidade. Da para passear bastante por perto e depois sentar para comer bastante com um bom vinho da casa!

Outro lugar para comer montaditos bem conhecida é na rede 100 Montaditos. Tem em todo lugar e nas quartas feiras tem uma super promoção: cada montadito, cerveja ou taça de vinho custa 1€.
Podem trazer um de salmão defumado com cream cheese pra mim??

18 outubro 2009

Estátua da Liberdade

A maioria das pessoas que vista Nova Iorque tem como programa essencial uma visita a Estátua da Liberdade. Não sei bem por que, a ideia dessa visita nunca me atraiu. Mas quando me falaram que havia uma alternativa gratuita e sem filas para passar perto da estátua e tirar fotos desse ícone, não pensei duas vezes.

A opção de ver a estátua de graça é pegar um barco (ferry) para Staten Island. A viagem dura aproximadamente 50 minutos (25 para ida, 25 para volta) e tem ferry saindo pelo menos a cada meia hora.

Para consultar os horários acesse o site: http://www.nyc.gov/html/dot/dowloads/pdf/siferrysched07.pdf .

A viagem entre Manhattan e Staten Island é super agradável e além de passar pertinho pela estátua você vai usufruir de uma vista linda de Nova Iorque. O trajeto é curto e chegando a Staten Island você tem que obrigatoriamente descer do ferry. Lá você pode optar por dar um passeio por Staten Island (nunca vi nada interessante lá) ou reembarcar novamente no mesmo ferry que você foi, aproveitando mais uma vez para apreciar a paisagem e tirar várias fotos.

Se você for de metrô para o porto de embarque do ferry você tem algumas opções de estação para descer, dependendo em qual trem (cor e número) que você está: vermelho 1 - descer na estação "South Ferry"; amarelo N, R ou W - descer na estação "Withehall Strett"; verde 4 ou 5 - descer na estação "Bowling Green". De qualquer uma dessas estações você caminha um pouquinho e já estará no porto. Na volta aproveite para caminhar até Wall Street, ao World Trade Center e a ponte do Brookling que ficam relativamente próximos.

Mas se só passar pela estátua não matar sua curiosidade, tem a outra opção de um ferry pago, que te leva até o pé da estátua e, se tiver com sorte, ainda vai poder subir na coroa. Quer dizer, aqui não é muito uma questão de sorte, é questão de planejamento! O número de ingressos para visitas diárias é limitado e o acesso a coroa e todos os seus 354 degraus é ainda mais limitado. Então faça as reservas com antecedência nesse site: http://www.statuecruises.com/ferry-service/, assim você garante seu ingresso e ainda economiza algum tempo de fila.

O valor dos ingressos não é nada muito caro: U$ 12 para adultos; U$ 10 para idosos; U$ 5,00 para crianças + um adicional, se for o caso, de U$ 3,00 para o acesso à coroa.

Lembrando que em dias frios você tem que ir ainda mais preparado, já que o vento no barco congela a gente.

16 outubro 2009

Bali


Acho que nem de longe eu sou a pessoa ideal para dar dicas de Bali . Primeiro por que eu já fui há algum tempo e segundo que eu não tenho o perfil dos visitantes de lá - grande parte surfista que veneram as ondas e as praias do local - mas acho que ainda sim vale à pena dividir algumas impressões que eu tive da ilha. Assim quem tiver o perfil parecido com o meu já sabe o que esperar (lembrando que tudo pode estar muito diferente já que faz 8 anos que eu estive por aquelas bandas).
A minha primeira impressão da cidade não foi das melhores. O trânsito é super confuso - lotado de motocas carregadas de gente que não respeitam nem a mão da pista - muita sujeira e esgoto a céu aberto, o que reflete a pobreza - um pouco maquiada no caso de Bali - do país. Para compensar, várias praias, lugares lindos e templos de tirar o fôlego que te fazem - por um breve momento - esquecer os defeitos do lugar.
Acredito que Bali seja a cidade da Indonésia que mais recebe turistas. Muitos europeus, americanos e em grande parte australianos (devido a proximidade dos países). Então, a maioria da população pelo menos arranha um inglês e nos hotéis e melhores restaurantes todo mundo domina o idioma.
Quando eu fui, comprei um pacote na Austrália, então já cheguei com o hotel pago. Lembro que na época o pacote de uma semana com passagem, hospedagem em quarto quadruplo e transfer hotel-aeroporto, me custou por volta de R$ 1.000. Uma grande vantagem de Bali é que é tudo muito barato (pelo menos era!). A moeda local é super desvalorizada, então com alguns dólares você faz uma festa. Só tinha uma coisa que a gente não achava barata: bebida alcoólica.

Antes da gente viajar, o funcionário da agência de turismo nos fez algumas recomendações importantes sobre o lugar e outras, infelizmente, a gente teve que aprender na pele:

- A água encanada de lá não é nem um pouco confiável, então use água mineral engarrafada até para escovar os dentes;

- Principalmente por causa da água, tome muito cuidado onde você vai fazer suas refeições. Se não for um lugar equipado com água filtrada pra tudo, inclusive para fabricar gelo, a chance de você passar mal por causa da comida é enorme. Mesmo prestando muita atenção, TODAS as meninas que viajaram comigo ficaram dois dias sem conseguir sair do hotel do tanto que elas passaram mal - só eu me salvei. Pelos sintomas, parecia que todo mundo estava com rotavírus - talvez por isso eu fiquei com o pé atrás com o lugar;

- Nunca faça câmbio na rua! Sempre vai ter um espertinho tentando tirar vantagem de você. Em muitos casos eles oferecem até um câmbio favorável, mas na hora de contar o dinheiro na sua frente sempre vão tentar te enganar. Olha que a minha companheira de viagem era carioca, metida a esperta, e mesmo prestando atenção em todos os movimentos do cara ele ainda assim deu o tombo nela. Acabou que no final resolvemos, mas foi uma tensão desnecessária. Então, troque dinheiro nos hotéis ou nos bancos.

- Sempre negocie previamente com o taxista o valor da viagem, caso contrário ele vai te explorar muito na hora de cobrar pela corrida. A gente dava prioridade a taxista conhecido do povo do hotel e que tinha taxímetro no carro e ainda assim tinha que pedir para ligar o taxímetro (!!!) e prestar atenção o tempo todo. Nunca fui em um lugar onde tanta gente tenta se dar bem em cima do turista, acho que nem no Rio e em Salvador onde eles adoram explorar um gringo o problema é tão latente.

- Em Bali você vai encontrar muito artesanato bonito e muito barato. Bem como várias bolsas, sapatos e roupas bordados a mão que chamam a atenção pela beleza e pelo preço baixo. Mas negocie o preço de tudo - se não você vai ser explorado - e tente não se mostrar muito interessado por nada a não ser que pretenda levar, se não os vendedores colam em você e em alguns casos vão te seguindo até longe da loja abaixando o preço para te convencer a comprar.

Lembro que uma vez chegamos a uma praia das mais escondidas e juntou umas 5 mulheres tentando vender canga pra gente. Enquanto não apareceu outro grupo de turistas elas ficam sentadas do nosso lado insistindo pra gente comprar alguma coisa, apesar da gente já ter deixado claro no primeiro instante que não tínhamos o menor interesse. Imagina se a gente tivesse demostrado vontade de comprar!?

- Para passeios para praias mais afastadas e para os vulcões, por exemplo, contrate um motorista com uma van para levar e ficar a disposição de vocês. Com uma negociação prévia o preço fica ótimo. Tente fazer uma pesquisa de empresas que preste esse serviço e já sair daqui com os contatos, mas se não tiver muito êxito, peça indicação do pessoal do hotel.

- Nunca ceda à curiosidade e à chance de aproveitar a distância de casa para aproveitar e experimentar alguma droga. A punição para esse crime na Indonésia é super pesada e em muitos casos, a própria pessoa que te vende a droga é quem em seguida te entrega para a polícia.
Essa dica quem deu pra gente foi um Italiano dono de uma pizzaria onde a gente comeu algumas vezes durante a nossa hospedagem. Ele alertou que a punição para qualquer crime na Indonésia é bastante pesada e em alguns caso cruéis, então pense 1000 vezes antes de fazer alguma bobagem.

De resto, se programe com antecedência para conhecer alguns lugares maravilhosos por lá. Lembro que fiquei surpreendida com a riqueza arquitetônica dos muitos templos de adoração espalhados pela cidade, bem como com a beleza das paisagens naturais e das plantações de arroz. Amei o mar calminho do lugar, parece que a gente está numa lagoa, já que as ondas quebram " no meio" do mar, dificilmente chegam até a beira d'água.

Outra coisa interessante dessa viagem é conviver com uma cultura tão distante da nossa, com costumes a primeira vista tão estranhos e ao mesmo tempo tão ricos, como uma adoração aos deuses que é visível em todos os cantos com oferendas colocadas religiosamente (não resisti ao trocadilho) para eles. Sem contar o contato com um povo amistoso que, apesar da tentativa constante de se dar bem, sabe a importância do turista para a economia da ilha.

Essa foi certamente a viagem onde eu conheci um mundo mais diferente do meu: a cultura, os costumes, o povo, a religião é diversa do que estamos acostumados, mas devido a quantidade de turistas no local eles convivem bem com a nossa cultura e comportamento ocidentalizado e tentam receber bem o turista e fazer com que ele se sinta à vontade da melhor forma possível. Então, vá com a cabeça aberta e disposto a experimentar novas experiências.

13 outubro 2009

Hop Stop

Recebi a dica de um site que facilita muito a vida de quem usa transporte público em viagens. É o "Hop Stop" : http://www.hopstop.com/. Nele colocando o endereço ou alguma característica importante da origem e destino do local aparece qual metrô, por exemplo, você tem que pegar para sair do seu hotel e ir jantar no TAO em NY.

Além da indicação de qual linha de metrô pegar o site também te oferece um vídeo da saída do metrô, assim você visualiza exatamente qual saída e direção que tem que pegar para caminhar da saída do trem até o seu destino.

Outra ferramenta super legal do site é calcular o valor estimado da corrida de táxi para o trajeto que você especificar. Assim, já dá para tem uma ideia de quanto a viagem vai te custar. Isso é extremamente útil, principalmente para saber previamente quanto será o transfer aeroporto/hotel, a primeira grande insegurança do viajante no quesito transporte.

O Hop Stop tem dados de Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Boston, Washington D.C, Londres, Paris, entre outros. Para completar ainda tem aplicativo para o Iphone, assim a informação vai estar sempre a mão.

Adorei o site! Não vejo a hora de eu ter planos de viagens para brincar um pouquinho de simular passeios reais nele, pois devo confessar que já fiz vários virtuais. rsrsrs

09 outubro 2009

Passagens promocionais - KLM

Como eu estou cheia de amigos finos programando viagens para a Europa, acho que a divulgação dessa promoção vai vir na hora certa.

Quem está planejando viajar entre os dias 01 de novembro de 2009 e 31 de março de 2010, ficar pelo menos 7 dias e no máximo 3 meses na Europa, não deixe de checar a promoção da KLM.

As passagens com saída do Rio ou São Paulo - tendo como destino Paris, Barcelona, Amsterdam, Milão ou Londres - estão por U$ 649,00 + taxas. E ainda pode parcelar em 5 vezes no cartão.

Ah! A emissão tem que ser feita até 14 de outubro pelo site da empresa. Mais detalhes no endereço: http://www.klm.com/travel/br_br/special_offers/flight_offers/index.htm.

Acho que nunca é demais lembrar que alguns cartões de crédito oferecem seguro saúde e bagagem grátis quando a gente paga a passagem aérea internacional com eles. Então não deixe de conferir se isso não é o caso do seu, já que o seguro saúde para a Europa é obrigatório.

07 outubro 2009

Promoção

Coincidência ou não, foi só fazer um post sobre os hotéis da accor que descobri no fim de semana uma promoção bem legal que eles estão fazendo:

Fiz o teste hoje de manhã e deu certo! Reserva no Mercure Apartaments em Brasília por R$ 90,00 (+ R$ 6 e alguma coisa de taxa).

A promoção é válida para a reservas feitas na quarta para diárias no fim de semana seguinte. Pelo que entendi, os hotéis participantes mudam toda semana. Vale a pena dar uma olhadinha!

Já que o assunto é hotel, aproveito para falar do Mercure Apt Casablanca, em Belo Horizonte. Fiquei neste hotel no último fim de semana, e tomei um susto. Não era um quarto de hotel, e sim um apartamento! 02 quartos, 02 banheiros, cozinha, sala e até área de serviço. A diária promocional que consegui foi de R$ 160,00 para duas pessoas, mas cabem pelo menos 04 muuuito confortáveis. A "pegadinha" (claro, com esse preço só podia ter alguma coisa errada) é que é um hotel mais velho. Nada que me fizesse arrepender da escolha, mas o carpete e o ar condicionado "tubo" mais antigo entregaram a idade do local.... Mas acho uma boa opção para quem vai ficar na cidade muito tempo ou com muita gente.

05 outubro 2009

Restaurante em Nova Iorque - Parte 2

Outro restaurante que eu adoro em NYC é o Serafina. Sei que ele tem várias filiais pela cidade, mas até hoje só fui no da Broadway com a 55th.
O Serafina da 55th é um restaurante de comida italiana, mas a salada de lá também não deixa a desejar, não. Nas duas últimas vezes que eu fui, pedi um risoto do dia - frutos do mar - e uma salada de filé com rúcula deliciosa. A Luiza pediu uma pasta com camarão que ela adorou.

Gosto muito desse restaurante para jantar tomando um vinho. O ambiente de lá não é tão badalado como o TAO, mas o lugar é bem legal e a comida bastante saborosa. O preço de lá também é justo - os pratos principais custam uma média de U$ 20,00 e vinho tem de todos os preços.

Para dar umas espiada no cardápio e ver o que eles oferecem é só acessar o site: www.serafinarestaurant.com

Não sei porque mas nas últimas vezes que eu comi lá a gorjeta já estava inclusa na conta, então preste atenção pra ver se não é o caso, assim você não corre o risco de pagar duas vezes pelo serviço.

03 outubro 2009

Ibis e Formule 1

Algumas vezes acho que algumas dicas são meio bestas pois todo mundo sabe, mas melhor ser redundante que não dividir a informação, não é?

Uma boa dica para quem quer viajar com pouco dinheiro é procurar pelos hotéis econômicos, principalmente os das redes mais conhecidas. Hoje em dia, os que são mais lembrados nesse quesito é o Ibis e o Formule 1 - ambos da rede Accor.

Um dos principais conceitos deste tipo de hotel é ser bem localizado. Ok, bem localizado pode ter diferentes interpretações para cada um, mas esses hotéis sempre estão em locais próximos aos principais pontos de visitação das cidades e com acesso fácil (ônibus ou metrô).

Outra vantagem desses hotéis de rede é que você sempre sabe o que encontrar. Como eles seguem um padrão, não importa a cidade que você está, eles sempre serão muito parecidos: serviços oferecidos, qualidade dos itens do quarto (cama, chuveiro, enxoval...).

Para poder baratear os custos, eles adotam um serviço meio "self service" - nada de muitas regalias! Você carrega suas malas, não tem frigobar nos quartos, o café da manha é a parte, mas acho que vale muitas vezes pela economia. Nos sites eles informam tudo que está incluso na tarifa.

O Formule 1, que é o mais simples, comporta até 03 pessoas no mesmo quarto, e o valor é o mesmo independente de quantas pessoas se hospedarão. O modelo do quarto é um pouco desconfortável, mas é sempre a opção mais barata.

Já o Ibis é uma categoria acima, e apesar de ser classificado como econômico, não fica atrás dos hotéis turísticos. Em Goiânia, por exemplo, eu fico normalmente neste hotel. Como ele é mais novo que os outros mais conhecidos, eu acho ele ainda melhor que os que demais, que chegam a combrar quase o dobro do preço...

Caso não consiga marcar uma reserva em um desses hotéis - e não conhece bem a cidade - pode procurar por outros hotéis próximos que tem grandes chances de ser uma boa localização!


Ah, e nos fins de semana as tarifas são normalmente mais baratas!

01 outubro 2009

Internet grátis em Nova Iorque

Quando a gente viaja, em muitos casos, ficamos procurando uma internet para usar rapidinho, só pra checar um e-mail ou ver um endereço de uma loja ou museu.
Em NYC você tem três opções gratuitas para essa conexão rápida: as lojas da Apple da 5º Avenida e do Meatpacking District onde todos os computadores ligados a internet ficam a disposição de qualquer visitante - só chegar e usar qualquer um que esteja desocupado; e a loja da Samsung no Columbus Circle (um pequeno shopping que fica na altura da 60th com a Broadway) que também libera o uso gratuito da internet, por 15 minutos, nos computadores que ficam logo na frente da loja a esquerda.

Pra quem fica sem graça de ficar usando o computador sabendo que não tem a menor intenção de comprar, relaxa e aproveita! Os vendedores não estão esperando que você compre, então eles te deixam mexer bem a vontade. Se precisar de ajuda, procure e chame um deles que são super solícitos.

A loja da Apple vale a visita! Mesmo que você não esteja seco para usar a internet, mas adora os produtos deles, aproveite a oportunidade para fuçar em tudo, já que eles deixam todos os produtos da marca (iphone, ipod, computador, lap top e etc...) ligados para o cliente experimentar antes de comprar.

E para quem levar o laptop ou comprar por lá, fique tranquilo que a cidade tem vários lugares com wi-fi aberta, o que facilita absurdo a vida do turista.