12 agosto 2009

MetroCard

Nova Iorque tem um transporte público muito eficiente, que facilita bastante a vida do turista - acho inclusive que uma boa localização de hospedagem em NYC é qualquer uma que tenha uma estação de metrô colada, já que toda hora passa trem nas estações e o metrô funciona 24 horas.

Os ônibus são outro meio de transporte bem eficiente, só que o trânsito de NYC não colabora muito, então se a sua rota for atendida por metrô - como tempo para o turista é sempre precioso - dê preferência a ele.


Eu sempre ando muito de metrô em NYC, evito o táxi sempre que possível. E para atravessar a cidade do upper west para o upper east side, rota não atendida por metrô, aproveito o ônibus (crosstown).

Para andar de metrô e/ou de ônibus você precisa adquirir um MetroCard (ticket para o transporte público) que está a venda em máquinas em todas as estações de metrô.

Qual MetroCard você vai comprar depende da quantidade de dias que você vai passar na cidade: se forem mais de 3 dias compensa comprar o "unlimited ride" de 7 dias. Os passes ilimitados, na minha opinião, sempre compensam mais que comprar um ticket pra cada viagem, já que cada passagem custa U$ 2,25, enquanto o passe diário ilimitado custa U$ 8,25, ou seja, em 4 viagens você já paga pelo passe. Os demais valores são:

Com o MetroCard ilimitado você pode andar de metrô e de ônibus quantas vezes quiser ao longo do dia, só respeitar o intervalo de 18 minutos entre cada viagem.

Para comprar o cartão é só ir até a máquina (tela touch screen), pressionar start; selecionar o idioma english; clicar em MetroCard - Get new card; unlimited ride. Você pode fazer o pagamento em dinheiro (troco máximo 6 doláres) ou cartão de crédito internacional. Para utilizar o cartão de crédito eles pedem o seu CEP - sempre coloquei os 5 primeiros digitos do CEP aqui de casa no Brasil e nunca tive problemas.

Depois é só passar o cartão pela catraca e esperar o trem chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário