05 agosto 2009

American Airlines

Acho que a maioria das pessoas escolhem a companhia aérea baseada no preço - eu sei que sou assim! Mas essa última viagem me fez repensar bastante o meu critério.

Escolhi American Airlines pois o preço e os horários se encaixavam bem nos meus planos. O trecho da ida foi ótimo, sem nenhum contratempo (apesar do avião ser pequeno e não ter telas individuais - mas até aí tudo bem!). O meu grande problema foi na volta...

Cheguei ao aeroporto de NY com mais de 3 horas de antecedência, pra evitar qualquer contra tempo, mas infelizmente eu não controlo as condições de tempo (metereologia). Resumindo: em razão da chuva, o avião em que eu faria a minha primeira conexão (NY/Miami) iria atrasar mais de 3 horas - já que estava preso no destino anterior - o que faria que eu perdesse a minha segunda e terceira conexões (Miami/Salvador/Brasília).

Sei a chuva não é culpa da companhia, mas o que me chateou foi o tratamento dispensado pela atendente da AA. Ela deixou claro que o atraso gerado pela chuva não era responsabilidade da empresa, que eu ia perder todas as minhas conexões e tudo que ela podia fazer era me colocar em um voo que sairia 24 horas depois de Miami para Salvador. Detalhe: qualquer despesa com hotel, táxi e alimentação em Miami, ocasionados por essa perda de conexão, seriam problemas meu - já que a cia só cobre despesas em caso de atraso gerado por defeitos mecânicos.

Ainda tentei argumentar com ela que a American tem vários voos diários para o Brasil e eles poderiam mudar meu itinerário, me encaixando em qualquer outro voo que em algum momento tivesse como destino em Brasília. O que não era razoável era eu ter que ficar 24 horas em Miami, sem mala, esperando por um voo. Tudo que eu ouvi é que, naquele momento, isso não seria possível, que o voo inteiro teria problemas com conexão, que esse não era um privilegio meu e que não tinha nada que ela podia fazer. E o pior, tudo isso com a cara mais blasé do mundo.

Em algum momento algo iluminou a mulher e ela fez o favor (sim, foi assim que pareceu) de nos colocar em outro voo pra Miami e depois de muita correria nos aeroportos conseguimos chegar em Brasília no horário previsto.

O novo grande problema foi: cadê nossas malas?! Nenhuma apareceu em Salvador pra contar história! Depois de mais de 12 horas que já chegamos no Brasil ainda não tive nenhuma notícia da AA. Tive que ligar lá pra reclamar em um 0300 (até pra isso eu tenho que pagar!) e tive a notícia que uma foi encontrada, "só" faltam três!
(Ps: Estava viajando coma minha irmã, por isso 4 malas!!!)

Escrevi tudo isso só para alertar que o barato pode sair caro: passar por todo esse stress e aborrecimento, cansado de viagem, tendo que argumentar em inglês, sem conhecer a legislação do país e podendo ainda passar mais um dia em trânsito - sem bagagem e ainda pagando o preço que fosse no hotel que a gente encontrasse em cima da hora. Tudo isso seria uma chateação enorme a ponto de estragar a viagem.

Então, se for possível (leia-se a diferença de preço não ser tão exorbitante), opte por um cia aérea nacional que a gente sabe que pelo menos eles vão ser um pouco mais simpáticos (será?!) e prestativos no atendimento. Além disso, o hotel é por conta deles.

Editado 05/08: Hoje eu recebi a última mala que faltava, detalhe: duas vieram rasgadas, uma destruída e outra rasgadinha. Agora é correr atrás para a AA reparar o prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário