18 julho 2009

Restaurantes de Lima - Parte I - El Señorio de Sulco

Para muitos, Lima é apenas o ponto de conexão para Cusco e Machu Pichu. Pesquisando e conversando com amigos percebemos (eu e a Rê) que Lima poderia sim ser uma ótima experiência de viagem, principalmente pela sua famosa e renomada gastronomia. Lima nos proporcionou diversas e gratas surpresas, mas foi justamente sua comida que nos faz sentir vontade de retornar em breve...

Logo na chegada a fome bateu, a hora do almoço já tava passando e escolhemos o restaurante El Señorio de Sulco como nossa primeira experiência. Um dos restaurentes mais famosos da cidade, foi uma excelente "estréia", já que possui diversas opções da variada culinária peruana, além de uma bela vista do oceano Pacífico. Trabalhando nosso lado antropológico, pedimos ao garçom que sugerisse 2 entradas típicas pra provarmos.

A primeira foi o prato mais tradicional do país, o Ceviche, pescado branco marinado no limão, pimenta, cebola e acompanhado dos também famosos milhos peruanos (4 vezes maior que o milho que conhecemos no Brasil). Falando (ou melhor, lendo...), não parece ser grande coisa, mas aí está o grande segredo da gastronomia peruana:

Nunca coma com os olhos!

Sim, quase toda comida é horrível, e provavelmente vai pensar como nós: "Não é possível que isso seja bom!!!" Eles certamente faltaram a aula de estética, mas sobraram no sabor.

O Ceviche do Senõrio (como o restaurente é chamado pelos limeños - moradores da cidade) foi um dos melhores que provamos, com uma das formas tradicionais de servir o prato (existem muitas variações, que podem ser conferidas nos restaurantes e nas cevicherias de Lima, casas especializadas no prato).

Para o Ceviche estávamos preparados, mas a 2ª sugestão foi a mais surpreendente. Conhecemos a ainda mais "sem graça" aos olhos, mas deliciosa, Causa rellena de Pollo. À base de um tipo de batata cremosa, com abacate e maionese temperada com frango, é pedida certa! Sim, apesar do aviso ela parece feia demais.... mas se puderem, confiem na gente e provem!

Pra beber pedimos a bebida do Perú, o tal do Pisco Sour. Ainda antes de beber tive um marcante Déjà vu, que retornando no tempo me lembrou um fatídico porre de Tequila em Porto Seguro.... Não preciso nem dizer que desde então, eu não consigo ingerir nada que me lembre essa experiência. O Pisco entrou na minha lista negra, mas acabei pedindo e bebida que acabou sendo minha companheira em todas as refeições, a cerveja Cuzquenã. Com mais malte que as cervejas brasileiras, caiu bem até durante as refeições (normalmente não consigo comer acompanhado de cerveja), e para mim é melhor que qualquer outra cerveja brasileira.

Por fim pedimos o prato principal, também sugerido pelo garçom, o Lomo Saltado. Resultado da influência crioula trazida pelos escravos africanos, com a influência chinesa, o prato comprova a variedade da gastronomia local. Filé, pimentões, tomate cebola, acompanhados de batata frita, arroz, e claro uma boa dose de molho com pimenta dedo-de-moça, com apresentação próxima do frango xadrez chinês. Imperdível!

Não deixem de conhecer o El Senõrio de Sulco, localizado no distrito de Miraflores, na rua Malecón Cisneiros, 1470 (ao final da av. Pardo). Além da excelente comida, fomos muito bem atendidos!

2 comentários:

  1. Ué Léo, não vi nenhum comentário sobre o delicioso refrigerante radioativo!!! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Leo,

    Comi em um restaurante peruano em SF e faco coro com vcs, o comida boa! Chegando preparo meu post sobre o La Mar Cevicheria, so de lembrar, hummmmmm

    ResponderExcluir