27 julho 2009

Passaporte

A Polícia Federal tem facilitado muito a vida dos viajantes, hoje tirar o passaporte é uma tarefa fácil e rápida.

No site da Polícia Federal você encontra todas as informações e formulários necessários para o pedido do seu passaporte. É também por meio do site que você agenda a data para a entrega da documentação e para tirar a foto digital.
Aqui em Brasília o departamento responsável pelo passaporte é localizado no aeroporto, em uma sala perto do portão de desembarque. A última vez que eu tirei meu passaporte, em 2008, o processo todo demorou menos de uma semana. Então, se aparecer uma viagem em cima da hora, não desista por falta de documentação, se correr é capaz de dar tempo!


A taxa é um pouco salgada: R$ 156,07.
Observações importantes:
  • Não é necessário passaporte para viajar para a maioria dos países da América do Sul. Nesse caso a identidade - RG mesmo (não serve carteira de motorista, OAB, CRO, etc...) - será seu documento de viagem. No entanto é importante prestar atenção na data de emissão desta, já que normalmente é exigido que ela tenha sido emitida a menos de 10 anos.
  • O passaporte tem validade de 5 anos, mas países como os EUA exigem que ele esteja válido por pelo menos 6 meses depois da entrada no país.
  • Seu passaporte venceu? Guarde-o para levá-lo na PF quando for tirar um novo, caso contrário o valor da taxa para emissão do passaporte, que já não é barata, dobra.
  • Caso você tenha um visto válido em um passaporte antigo, mencione para o funcionário da Polícia Federal que vai te atender, caso o contrário ele vai carimbar cancelado no seu passaporte inteiro, inclusive no visto. Se ele carimbar as demais folhas e deixar a do visto intacta, da próxima vez que for viajar é só levar os dois passaportes, um com o visto e o outro válido, que você não terá problema nenhum com a imigração.
  • Crianças e adolescentes viajando com o novo passaporte (azul), acompanhados ou não dos pais, devem apresentar no momento do check-in o RG ou a certidão de nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, já que o novo passaporte não registra a filiação do viajante (!!!).

Um comentário:

  1. quero noticias do São Francisco, dizem que o é um rio maravilhoso, salve o velho Chico.

    ResponderExcluir