25 julho 2009

As mil cotações do dólar!!

Hoje resolvi fazer algo que eu e a Lu comentamos várias vezes, mas só enrolávamos: liguei para todos os locais possíveis para adquirir "doletas" para saber, enfim, o que anda valendo mais a pena. Quase fiquei doida! Não é possível que uma mesma moedinha possa ter tantas variações em um mesmo dia!
Bom, eis o que eu descobri (tudo com base no dia 15/07, ok?):

E o que isso significa? Nada!! De todos os valores que eu encontrei, NENHUM é igual a algum dos 03 acima! Parece brincadeira...

Opção 01
Para quem quiser comprar no banco, o Baco do Brasil estava vendendo a R$ 2,00 + 0,38% de IOF + 4% de taxa = R$ 2,0879

Opção 02
Casa de câmbio (no caso, consultei a Confidence) - R$ 2,08 + 0,38% de IOF

Opção 03
Visa Travel Money - Na Confidence, para depositar no cartão o câmbio é de R$ 2,06 + 0,38% de IOF. As desvantagens é que tem que ser um mínimo de U$ 100,00 (ou U$ 200,00, agora fiquei na dúvida!), e se não gastar todo o dinheiro, para sacar depois eles pagam só U$ 1,83.

Opção 04
Doleiro - R$ 2,08 (não incide nenhuma taxa)

Opção 05
Compras no cartão: essa foi a que eu fiquei mais chocada - eu sempre achei que no cartão pagássemos o valor do dólar comercial!! Pois bem, não sei de onde vem o valor, mas cada um tem o seu:
O Amex estava cobrando R$ 2,02 + 2,38% de IOF = 2,068
O Visa (BB) estava 2,00 + 2,38% de IOF = 2,047

Ou seja, a diferença nem é assim tão grande, mas vale fazer a pesquisa em todas estas opções antes de viajar. O que hoje está mais barato, pode estar mais caro outro dia!

Atualização em 25/07: Descobri hoje que quem é funcionário do BB (e imagino que para os outros banco isso também deve valer) tem desconto na taxa para compra do dólar. Em vez de 4% cai apra 1%, o que deixa ele a melhor opção de todas!!!

3 comentários:

  1. pela diferença que eu vi o melhor é comprar dolares no BB ou na casa de cambio, que não corremos riscos de comprar moeda falsa e pela diferença não corre o risco tambem de pagar uma grande variação no cartão de credito na data da fatura!

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Mas acho que a opção do VTM também é boa. A cotação é a mais baixa e ainda tem a questão da segurança. Não tenho certeza, mas acho que da para sacar todo o dinheiro lá nos EUA para não ter perigo de voltar com crédito no cartão!

    ResponderExcluir
  3. Re, tem uma casa de câmbio chamada RENOVA. Fica ali na galeria do Hotel Nacional. Normalmente são os melhores valores. E se rpecisarem, me avisem que tenho uma negociação boa com eles. Sempre falar que é da Viavip Turismo aí eles me ligam e dão um desconto.

    ResponderExcluir